O prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, acompanhou na manhã desta sexta-feira, 17, a vistoria do Exército Brasileiro na fábrica de pólvora da Cooperativa De Garimpeiros Do Médio Alto Uruguai (Coogamai). Além do prefeito estiveram no local garimpeiros, representando a classe, lideranças municipais e a equipe da Cooperativa.
A fábrica foi aprovada e liberada para trabalhar, sendo apontado pelo engenheiro do Exército como fábrica de explosivos referência no estado. Pela parte da tarde, Jadir Kovaleski, acompanhou a reunião organizada pela Coogamai com donos de garimpos, objetivando trazer informações sobre os próximos passos a serem realizados para que as atividades sejam retomadas.
Após a liberação da fábrica aguarda-se a emissão do Termo de Registro, sendo que a Coogamai deve encaminhar três documentos pendentes na vistoria, a confirmação da legalização junto aos órgãos competentes como Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), com sede em Passo Fundo, para então serem retomadas as atividades, ação que deve ocorrer no prazo máximo de 20 dias.
Publicado por
