Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira
Um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidir, por unanimidade, pela cassação dos mandatos do prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, e do vice-prefeito Régis de Lima Lorenzoni, lideranças dos partidos que integram a base governista utilizaram o programa Bom Dia Palmeira, nesta terça-feira (24), para defender a administração municipal e manifestar confiança na reversão da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante o programa, os representantes partidários sustentaram que as condutas apontadas no processo estão relacionadas à execução de obras públicas e a atos administrativos realizados durante o período eleitoral. Eles também destacaram que ainda não houve notificação oficial da decisão e que a defesa deverá apresentar recurso à instância superior, buscando efeito suspensivo para manter a decisão sem execução imediata.
Base governista critica decisão
Participaram do debate os presidentes dos partidos que compõem a coligação. A presidente do PT, Maria Andreia Maciel Nerling, afirmou que o momento é inédito na história política do município e defendeu que a gestão foi penalizada por atender demandas da população, citando investimentos em infraestrutura e pavimentação.
O presidente do PDT, Sid Oliveira, classificou a decisão como injusta e ressaltou que o processo não envolve acusações de desvio de recursos públicos ou improbidade administrativa. Segundo ele, a sentença de primeira instância havia aplicado apenas multa aos investigados, sem determinar a cassação dos mandatos.
Representando o PSD, André Vargas afirmou que o partido respeita a decisão judicial, mas mantém confiança na análise do TSE. Ele também reafirmou a permanência da legenda na base de apoio ao governo municipal.
Já o presidente do PV, Alexandre da Silva, acompanhado pelo vereador Renato Lunkes, criticou os fundamentos da decisão e reforçou apoio político ao prefeito e ao vice-prefeito. Lunkes destacou investimentos e projetos em andamento, além da atração de novos empreendimentos para o município.
Cenário segue indefinido
Durante o programa, os representantes da coligação destacaram que prefeito e vice-prefeito permanecem no exercício dos cargos até eventual notificação oficial e apreciação dos recursos judiciais.
Também foi mencionado que, em caso de afastamento dos gestores, a presidente da Câmara de Vereadores, Sindimara Ribeiro, assumiria interinamente o Executivo Municipal até nova definição da Justiça Eleitoral ou eventual realização de eleição suplementar.
Enquanto a defesa prepara os recursos ao TSE, o futuro político e administrativo de Palmeira das Missões dependerá dos próximos desdobramentos do processo na Justiça Eleitoral.
Publicado por
