Foto de Ouvinte LA
O Rio Grande do Sul registrou a madrugada e o amanhecer mais frios do ano nesta quinta-feira, 25 de junho. O município de Vacaria, localizado na região da Serra, assinalou a menor temperatura do Estado no ano, com os termômetros atingindo a marca de -4,8ºC por volta das 4h. Os dados foram obtidos por meio das estações meteorológicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.
Até o início da manhã, o levantamento consolidado por diferentes órgãos de monitoramento, como o Instituto Nacional de Meteorologia, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos, confirmou que ao menos 19 cidades gaúchas registraram marcas negativas. Na sequência dos registros mais baixos da data, o município de Bom Jesus apontou a mínima de -3,6ºC, seguido por Muitos Capões, que assinalou -3,4ºC. As temperaturas negativas também avançaram por pontos do Noroeste do Estado, onde as estações registraram -0,5ºC em Nonoai e -0,2ºC em Coronel Bicaco.
Este cenário representa o segundo dia consecutivo com ocorrência de marcas abaixo de zero no território gaúcho durante a semana, sucedendo a quarta-feira, 24 de junho, quando a cidade de São José dos Ausentes havia chegado a -2,8ºC e a capital, Porto Alegre, também havia computado seu recorde de menor temperatura para o período.
A forte presença da massa de ar de origem polar impede uma elevação expressiva nos índices térmicos do período vespertino, projetando-se máximas discretas que devem oscilar entre as marcas de 9ºC e 17ºC.
A tendência aponta para a manutenção do tempo firme em áreas como as Missões, a Região Metropolitana, os Vales e a faixa litorânea, com o predomínio do sol e variações pontuais na cobertura de nuvens.
Para a sexta-feira, 26 de junho, as projeções indicam a continuidade da estabilidade atmosférica em todas as zonas do Estado.
Embora o núcleo do sistema de alta pressão comece a perder intensidade de forma gradativa, os técnicos alertam que o amanhecer e as primeiras horas do dia seguinte ainda devem manter o padrão de frio rigoroso.
Publicado por
