O secretário de Turismo de Ametista do Sul, Iuri Isotton, e o diretor de Cultura e Turismo de Seberi, Vinícius Chequim, foram escolhidos por unanimidade para liderar o Conselho Estadual dos Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul. O processo de eleição da entidade, que atua na representação institucional dos 497 municípios do Estado, ocorreu na manhã de quarta-feira, 24, nas dependências da sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. A assembleia mobilizou gestores e coordenadores regionais de turismo em formatos presencial e virtual.
O resultado do pleito consolida a representatividade e a influência política dos municípios que integram a Associação de Municípios da Zona da Produção no desenvolvimento das diretrizes turísticas do Estado.
As funções correlatas da mesa diretora, como a vice-presidência e a secretaria-executiva, foram preenchidas por técnicos oriundos de outras macrorregiões gaúchas, conferindo um caráter descentralizado e plural à nova composição administrativa.
A nova junta governativa assume o comando do órgão com a responsabilidade de qualificar as políticas públicas voltadas ao fomento da atividade turística e de otimizar os canais de interlocução entre os gestores municipais.
A plataforma de trabalho da nova gestão prevê a articulação de demandas regionais e o fortalecimento de pleitos estratégicos do setor perante instâncias governamentais dos âmbitos estadual e federal.
As lideranças pretendem focar em mecanismos que facilitem a captação de investimentos estruturais e na promoção integrada dos roteiros do interior.
A estruturação do conselho busca ampliar a governança e garantir que as especificidades econômicas de cada região receptora de visitantes sejam consideradas no planejamento estratégico de longo prazo do Executivo estadual.
Publicado por
