DNIT confirma instalação de redutores eletrônicos de velocidade no Trevão da BR-468 em Palmeira das Missões
Equipamentos serão implantados em dois pontos da rodovia e devem entrar em operação a partir de agosto
Publicado em 25/06/2026 às 10:13
Capa DNIT confirma instalação de redutores eletrônicos de velocidade no Trevão da BR-468 em Palmeira das Missões

Foto de Ramon Mendes / Rádio Palmeira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou a instalação de dois novos redutores eletrônicos de velocidade na BR-468, em Palmeira das Missões. A informação foi repassada à reportagem da Rádio Palmeira após solicitação encaminhada ao órgão federal.

Os equipamentos serão instalados nas proximidades do Trevão de Palmeira das Missões, um dos principais entroncamentos rodoviários da região Norte do Rio Grande do Sul, responsável pela ligação entre importantes rodovias e pelo intenso fluxo diário de veículos leves e pesados.

Locais definidos para instalação

De acordo com o DNIT, os dispositivos do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV) serão implantados nos quilômetros 3,710 e 3,940 da BR-468. A medida tem como objetivo ampliar a segurança viária e reduzir os riscos de acidentes em um dos trechos mais movimentados do município.

Equipamentos passam por etapas técnicas

Conforme o órgão, a implantação segue os critérios técnicos previstos na Instrução Normativa nº 43/2021, que estabelece a realização de estudos de viabilidade, análises de segurança no trânsito, adequação da sinalização e aferição metrológica dos equipamentos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Atualmente, os controladores de velocidade estão em fase de instalação. O DNIT informou que a autorização para implantação foi emitida em maio de 2026 e que os equipamentos deverão entrar em funcionamento durante o mês de agosto, após a conclusão de todas as etapas técnicas exigidas.

Fiscalização só após homologação

O órgão também esclareceu que os dispositivos só poderão registrar infrações após a homologação dos sistemas, a conclusão da sinalização e a realização dos procedimentos obrigatórios de aferição, garantindo a conformidade e a confiabilidade da fiscalização eletrônica.

Além disso, os motoristas poderão consultar informações sobre os equipamentos e os estudos técnicos que embasaram a instalação por meio do Portal de Multas do DNIT.

A implantação dos novos redutores atende a demandas relacionadas à segurança no trânsito e busca proporcionar maior controle da velocidade dos veículos em uma área considerada estratégica para a mobilidade regional.

Fonte: Sid Farias - Jornalismo Rádio Palmeira

Publicado por

Foto Redação LA+
Redação LA+