Foto de LA+ | Arquivo
A taxa de reprovação nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul apresentou uma redução de quase 50% em 2025. Os dados do Censo Escolar, divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira, 26, apontam que o recuo nos índices de retenção da rede estadual superou a média registrada no conjunto de todas as instituições de ensino do território gaúcho.
Os indicadores do Ensino Fundamental na rede pública estadual encolheram de 6,1% para 2,9% no período avaliado. Já no Ensino Médio, a queda foi de 11,1% para 5,8%. Quando somadas as redes municipais, federais e privadas, o movimento de queda geral foi mais brando, passando de 5,5% para 4% no Fundamental e de 9,9% para 5,6% no Ensino Médio.
A queda expressiva coincide com a implementação da Portaria 924, que autoriza a progressão parcial de alunos reprovados em até quatro matérias, contanto que estejam divididas em, no máximo, duas áreas do conhecimento. O estudante que não alcança a média mínima estipulada avança de série, mas fica obrigado a cumprir estudos complementares na disciplina pendente ao longo do ano seguinte.
A Secretaria Estadual da Educação planejou a mudança com a meta de diminuir os índices de retenção e conter a evasão nas escolas gaúchas. Com a consolidação do primeiro ano da nova diretriz pedagógica, o governo estadual busca otimizar o fluxo escolar e assegurar a permanência dos jovens nas salas de aula.
Publicado por
