Projeto estuda a implantação de área de turismo no Rio Uruguai em Caiçara
Praia artificial, mirantes, centro gastronômico e rotas turísticas estão previstas na denominada Orla do Rio Uruguai
Publicado em 16/11/2023 às 17:00
Capa Projeto estuda a implantação de área de turismo no Rio Uruguai em Caiçara

Fruto de uma articulação da Administração Municipal de Caiçara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, e da parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), um projeto para instalação de uma área de turismo, às margens do Rio Uruguai, é alvo de estudos no município de Caiçara.

No dia 10 de novembro, alunos do curso de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, visitaram o local, acompanhados de seus professores, e da secretária de Desenvolvimento Econômico e Social do município, Lizete Piton Ceolin, onde vislumbraram locais para implantar uma praia artificial, mirantes, centro gastronômico, e rotas turísticas, na denominada Orla do Rio Uruguai. 

A ação é parte integrante do Plano Municipal de Turismo. O objetivo é que a exploração do local seja feita de forma profissional com melhores acessos, serviços de apoio e lazer, possibilidade de implantação de esportes aquáticos, trilhas, restaurantes e equipamentos hoteleiros, entre outros. 

De acordo com a diretora-geral da URI, Elisabete Cerruti, o projeto foi amplamente e previamente discutido com a secretária Lizete, que organizou as primeiras reuniões, e demandou o trabalho da universidade, juntamente com o prefeito Daniel Coelho dos Santos, o vice-prefeito Dirceu Antônio Stefanello, com a assessora parlamentar Sônia Devitte, com o diretor-executivo da ADMAU, Eliseu Liberalesso, e com a equipe de professores dos cursos de Arquitetura e Engenharia da universidade. 

– Nós estamos na fase de projeção deste espaço, pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. No dia 5 de dezembro, na parte da tarde, nós estaremos organizando, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento de Caiçara, e junto à toda a equipe da prefeitura, uma atividade de apresentação, que nós chamamos de Seminário de Apresentação dos Projetos. O município então ficará de posse desses projetos, e em 2024 nós vamos nos reunir para debatermos as etapas posteriores –, explicou Elisabete.

Já foram feitos os levantamentos e estão sendo montados os estudos para os primeiros projetos, que serão posteriormente apresentados a população, com o intuito de criar uma alternativa de renda para a comunidade, via exploração das potencialidades turísticas, e inclusão no turismo regional. 



A secretária Lizete chama atenção para o potencial do turismo no município e enfatizou ainda a importância desta parceria. 

A iniciativa da futura implantação do projeto, que está em desenvolvimento, foi inclusive alvo de solicitações de recursos do município de Caiçara, feito em Brasília no mês de julho, durante uma viagem da comitiva composta pelo prefeito Daniel Coelho dos Santos, por Eliseu Liberalesso e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Olivo Francisco Bonatti. 

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos