Foto de Josias Marques / Portal In Foco RS
Ao longo desta quarta-feira, 15, os garimpeiros de Ametista do Sul e região, realizaram uma manifestação pedindo o retorno das atividades em minas de pedras preciosas, na Praça Central, em Ametista do Sul. Neste ato, os trabalhadores cobravam vistoria do Exército Brasileiro nas dependências da fábrica onde será produzida a pólvora. As atividades foram paralisadas no dia 25 de julho, após interversão por conta de garimpos irregulares, de Ametista do Sul e região, momento esse identificadas a fabricação e o uso indevido de explosivos em minas. De lá para cá, cerca de 1,3 mil garimpeiros estão sem poder trabalhar.
Na última semana, autoridades participaram de reunião para regulamentar atividades dos garimpos e garimpeiros. Estiveram nesta reunião com o Exército Brasileiro para solicitar a liberação imediata dos garimpos na região o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, o deputado federal do PTD/RS, Pompeo de Mattos, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, além do superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, ex-prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva.
Depois de todas essas mobilizações por parte das autoridades, garimpeiros e donos de garimpos, a Cooperativa de Garimpeiros de Médio e Alto Uruguai (Coogamai), divulgou uma nota em suas redes sociais que o Exército Brasileiro fará uma inspeção na fábrica de pólvora, em Ametista do Sul. A nota da Coogamai salienta que a notificação foi informada pela equipe responsável, após a Cooperativa finalizar a obra no local e encaminhar os documentos exigidos, com isso, falta pouco para liberação dos garimpos.
Confira a nota:
A Coogamai informa que está agendada a vistoria do Exército Brasileiro na fábrica de pólvora. A equipe estará em Ametista do Sul na sexta-feira, dia 17/11. A notificação foi informada pela equipe responsável, após a Cooperativa finalizar a obra no local e encaminhar os documentos exigidos. Com isso, estamos na final para liberação dos garimpos. Que possamos em breve dar boas notícias a nossos garimpeiros. Seguimos trabalhando de maneira intensa e focados na resolução do problema.
Publicado por
