O Diretor-Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, será homenageado na próxima edição do prêmio de Engenheiro do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS). O frederiquense foi comunicado da premiação nessa quarta-feira, 25, Dia da Construção Civil e Dia do Engenheiro Civil.
O prêmio Engenheiro do Ano é realizado de forma ininterrupta pela entidade desde 1985 com o objetivo de destacar, anualmente, a atuação de profissionais nas diferentes áreas da engenharia. Na 38ª edição do evento, o Engenheiro Civil Luciano Faustino vai receber a homenagem na categoria Área Pública.
– É uma grata satisfação, de um trabalho que a gente tem desenvolvido aqui no Daer. Conseguimos transformar a metodologia de trabalho do departamento para uma boa utilização do recurso público e isso tem dado resultado, nós conseguimos melhorar a qualidade das rodovias aí na região e em todo o Estado, conseguimos destravar obras de acessos municipais, ligações regionais que estavam há muito tempo precisando de andamento. Conseguimos evoluir na questão das rodovias a ponto de o RS, no ranking da competitividade entre os Estados brasileiros, no quesito logística, ser o que mais cresceu; nós subimos nove posições, passando da 16ª para a 7ª posição. Isso demonstra que o trabalho tem dado resultado e esse prêmio é fruto desse trabalho desenvolvido nesta gestão do secretário Costella com o governador Eduardo Leite e a gente espera continuar essas nossas obras, concluí-las, para que novas obras também possam ser desenvolvidas, evoluindo ainda mais, e deixar as nossas rodovias nas boas condições que a gente merece, para o Estado continuar crescendo e se destacar ainda mais nesse País, declarou Faustino.
Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Faustino cursou posteriormente Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após trabalhar em consultorias de projetos, ingressou no Daer em 2012, via concurso público. No mesmo ano, assumiu o cargo de superintendente-adjunto da 11ª Superintendência Regional, de Lajeado e, em 2015, foi nomeado superintendente-titular da região. Em 2016 foi nomeado Diretor de Infraestrutura Rodoviária permanecendo no cargo até final de 2019, quando foi nomeado Diretor-Geral pelo governador Eduardo Leite, cargo que permanece ocupando na atual gestão.
Em relação à premiação do Engenheiro do Ano, a cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 11 de dezembro, na sede social da SERGS, em Porto Alegre. Na mesma oportunidade, serão também premiados representantes das categorias Área Privada, Homenageado Especial e Destaque Acadêmico.
Publicado por
