O Tribunal do Júri de Panambi condenou Fernando Dias dos Santos por homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal em razão do acidente ocorrido em março de 2022, que resultou na morte do ciclista Diogo Humberto Pfeifer, de 39 anos, e deixou ferido Anderson Lenz, de 34 anos.
Durante o julgamento, realizado nessa quinta-feira (25), os jurados rejeitaram a tese do Ministério Público, que defendia a condenação do réu por homicídio doloso e tentativa de homicídio doloso. Com a decisão, o Conselho de Sentença desclassificou os crimes para homicídio culposo na direção de veículo automotor e lesão corporal.
Os demais delitos atribuídos ao acusado, como fuga do local do acidente e omissão de socorro, serão analisados posteriormente pelo juiz Diego Ferreira dos Santos, que presidiu a sessão do júri. A pena e a forma de cumprimento deverão ser divulgadas no prazo de até cinco dias.
Acusação pedia condenação por homicídio doloso
Na denúncia oferecida após o acidente, o Ministério Público acusou Fernando Dias dos Santos, que tinha 23 anos na época dos fatos, de homicídio qualificado pela morte de Diogo Pfeifer, tentativa de homicídio contra Anderson Lenz, omissão de socorro, embriaguez ao volante e fuga do local do acidente.
A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Mattioni. A defesa do réu foi realizada pelos advogados Guilherme Espindola Kuhn e Leonardo Sagrilo Santiago.
Atualmente, Fernando Dias dos Santos responde ao processo em prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Relembre o caso
O acidente ocorreu na manhã de domingo. 06 de março de 2022, por volta das 6h, na esquina das ruas Gaspar Martins e José Alencar, em Panambi.
Diogo Humberto Pfeifer e Anderson Lenz pedalavam no sentido Centro–bairro quando foram atingidos por um Volkswagen Gol branco, com placas de Panambi, que seguia na mesma direção.
Diogo não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Anderson foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Pronto-Socorro.
Após o atropelamento, o motorista abandonou o veículo no local. A ocorrência foi atendida por equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU.
Publicado por
