No dia 3 de dezembro, primeiro domingo do advento, fiéis de várias paróquias de nossa Diocese concluíram a formação para atuarem em suas comunidades como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs). Ao todo, foram 59 candidatos que estiveram entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no Centro de Formação Bom Pastor, em Frederico Westphalen, sede de nossa Diocese.
Foram dias intensos de formação para que os candidatos estivessem preparados para o exercício do ministério que a Igreja confiará a cada um deles. Os MECEs, em nossa Diocese, além de auxiliar nas missas, de forma extraordinária, na distribuição da Eucaristia, são responsáveis por levar o viático (comunhão) aos doentes, presidir o culto a Deus, por meio da celebração da Palavra, e celebrar as exéquias.
Os temas da formação envolveram a pessoa humana, cristologia, eclesiologia (sobre a Igreja), Sagrada Escritura, sacramentos, espiritualidade dos Beatos Manuel e Adílio, diretório diocesano, liturgia e prática do MECE. Nosso bispo, Dom Antonio, ministrou a aula sobre a Igreja, e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Wagner Farias, sobre a pessoa humana e cristologia. As demais aulas foram assumidas pelo Pe. Renato Rosa e Pe. Felipe Xavier, responsáveis pela comissão diocesana dos MECEs.
Agora que estão formados conforme exigem as Diretrizes Diocesanas para o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, os candidatos receberão o mandato por três anos, podendo ser renovados, de acordo com as Diretrizes. Esse rito acontece dentro da Santa Missa em suas comunidades de origem. A parir daí, iniciarão o seu ministério na Igreja. Rezamos para que Deus os conserve fiéis e perseverantes no serviço a eles confiados.
Publicado por
