Foto de Diego Macagnan
Novembro encerra com uma grande notícia para Frederico Westphalen e toda a região. Na terça-feira, 28, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, e o presidente do Hospital Divina Providência (HDP), Waldriano Gemelli, anunciaram que o convênio entre a casa de saúde de Frederico Westphalen, e o Governo do Rio Grande do Sul para a construção do setor de oncologia e ampliação do centro de hemodiálise, será assinado nesta quinta-feira, 30, às 14h, na sede da pasta, em Porto Alegre.
Com a assinatura do projeto, o HDP está apto a receber os cerca de R$ 3,6 milhões, através do Consulta Popular e do Avançar RS da área da saúde. Durante entrevista à LA, Panosso destaca mais esse passo importante para o início das obras que vão atender essas duas especialidades, beneficiando mais de 200 mil pessoas da grande região.
— Ela (Arita Bergmann, secretária da Saúde) me avisou ontem à noite, via por telefone, sobre a assinatura do convênio. Tenho insistindo bastante nessa tese de nós assinamos esse convênio com o Governo do Estado porque ele já estava consolidado, faltando apenas a assinatura. O convênio entre Governo do Estado será assinado na quinta-feira, às 14h, com a presença do presidente Waldriano, que irá trazer essa alegria para nossa região. Talvez algumas pessoas não acreditavam nesse projeto da Oncologia em Frederico Westphalen. Agora mais do que nunca ele está consolidado. Preciso citar os deputados Dionilso Marcon, que nos auxiliou com o valor de R$ 6 milhões na aquisição de equipamentos para Hospital Divina Providência, mais a bancada Gaúcha que estivemos falando com vários deputados que estão nos auxiliando. A própria secretária Arita Bergmann que é a melhor secretária da Saúde que tivemos na história.
O mais breve possível vamos dar início dessa construção dos setores de Oncologia e também a ampliação da hemodiálise em nosso hospital para a nossa querida comunidade — disse Panosso.
O documento será assinado pelo presidente do HDP, Waldriano Gemelli, em ato que será realizado na Secretaria de Saúde, em Porto Alegre, e contará com a presença da secretária da pasta, Arita Bergmann.
— Então, a gente passou por muitas dificuldades. Eu preciso aqui o prefeito José Alberto Panosso, todas as lideranças políticas, entidades que sempre acreditaram neste sonho, onde muitos viam como uma utopia desde que assumi a presidência do HDP, mas que agora esse sonho se torna realidade. Graças a Deus aí Graças, aos esforços aí pessoas importantes aí como o prefeito (Panosso) e outros envolvidos nesse desenvolvimento e da minha diretoria que me acompanha, que não mediu esforços para tornar esse sonho possível. Com a assinatura, possuímos R$ 3,6 milhões, mas não são suficientes para concluir a obra. Através da bancada Gaúcha, através da interferência do prefeito José Alberto Panosso, em Brasília, que foi defender o projeto pessoalmente lá, então a gente tem expectativas ótimas aí em conseguir o restante do recurso para iniciar a obra e se Deus quiser é concluí-la sem interrupções — comemorou Waldriano.
O próximo passo a partir de agora será a definição da empresa que responsável pelas obras. Conforme destacou o presidente do HDP, Waldriano Gemelli, é de que isso aconteça até o final de 2023.
O passo a passo da viabilização do projeto
No dia 10 de outubro, foi aprovado pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul o projeto que torna o HDP apto a receber os cerca de R$ 3,6 milhões, através do Consulta Popular e do Avançar RS da área da saúde. José Alberto Panosso à época destacava que mais um passo importante foi dado para iniciar as obras que vão atender essas duas especialidades, beneficiando mais de 200 mil pessoas da grande região. No dia 13 de outubro, o deputado Dionilso Marcon (PT/RS) anunciou em coletiva de imprensa cerca de R$ 6 milhões para aquisição de equipamentos para o setor da oncologia. No dia 23 de outubro, em entrevista à LA, o deputado federal do MDB Gaúcho, Osmar Terra, disse que de sua parte, os recursos para o custeio das obras estariam garantidos. Osmar Terra explicou à epoca, que os recursos de emenda de bancada serão direcionados para demandas do setor de saúde do estado do Rio Grande do Sul, e que o setor de oncologia, estaria incluído no âmbito do custeio. Sobre física, Terra destacou a possibilidade de outros parlamentares destinarem valores para edificação da obra, porém garantiu que haverá recursos suficientes, mesmo que para isso, ele mesmo tenha que destinar um valor maior para viabilizar a obra.
Publicado por
