A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentou, nesta segunda-feira, 27, um balanço de ações para enfrentamento à gripe aviária no Rio Grande do Sul. A apresentação foi realizada em reunião da Câmara Setorial das Aves, conduzida em formato híbrido.
A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Ananda Kowalski, destacou que as ações precederam os primeiros casos no Estado, com uma preparação extensa para quando o vírus H5N1, causador da gripe, chegasse ao RS. “Atividades de educação e comunicação de risco, vigilância ativa e investigação de notificações são os pilares da nossa atuação, sempre em integração com outras secretarias de Estado, governos municipais e setor produtivo”, ressaltou Ananda.
Desde o primeiro caso registrado em maio, o RS contabiliza quatro focos confirmados de gripe aviária. Os primeiros registros de mamíferos marinhos infectados ocorreram em outubro. Até o momento, 891 mamíferos marinhos doentes ou mortos foram localizados no litoral gaúcho. A maioria dos casos se concentra nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte.
O Serviço Veterinário Oficial já acumula 6.512 ações de vigilância ativa desde janeiro de 2023, com estimativa de 7,06 milhões de aves observadas; além de 4.456 ações de educação sanitária, com alcance estimado em 3 milhões de pessoas. A vigilância passiva recebeu 203 notificações de casos suspeitos, com colheita de amostras em 51 dessas ocorrências e quatro casos confirmados. Nenhuma dessas ocorrências são de aves de produção – o que mantém o status sanitário do Estado e do país.
Publicado por
