AEFW manifesta posição contrária ao aumento da alíquota do ICMS no RS
José de Vargas e Sandra Bassi Vendruscolo comentaram os impactos que isso pode causar aos empresários e população em geral
Publicado em 28/11/2023 às 17:00
Capa AEFW manifesta posição contrária ao aumento da alíquota do ICMS no RS

A intenção do governo do Estado em enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 17% para 19,5%, gerou indignação da classe empresarial gaúcha. Em Frederico Westphalen, a Associação Empresarial ACI/CDL (AEFW), juntamente com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), emitiu uma nota se posicionando contrária a tal proposta. Com o objetivo de contar com o apoio político do município e região nesta causa, a AEFW emitiu uma manifestação contrária ao aumento da alíquota do ICMS no Rio Grande do Sul, proposto pelo governador, Eduardo Leite. O programa LA Regional, comandado por Celso Santos, recebeu Alzenir José de Vargas, diretor Financeiro da AEFW, e Sandra Bassi Vendruscolo, diretora de Indústria da AEFW, que debateram os impactos que isso pode causar para o empresariado e no bolso do consumidor. 

Confira a nota:

A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen, representando mais de 500 empresas de Frederico Westphalen, juntamente com a FEDERASUL, entidade que congrega todas as associações empresariais do Estado, vem a público manifestar sua contrariedade ao aumento da alíquota de ICMS, passando de 17 para 19,50%, proposta pelo governo do Estado. Esta estratégia tributária aumentará o custo de vida da população gaúcha, reduzirá a nossa capacidade competitiva, além de impactar na economia de forma direta, com a redução do poder de consumo dos gaúchos.  
 
Pedimos que a classe política atue na raiz do problema que é a alteração do texto federal e impedindo que a proposta de aumento de impostos prospere. Acreditamos ainda, alinhados a Federasul, que uma alíquota menor, como provado num passado recente, promova mais geração de riquezas, investimentos e maior arrecadação!  Em nome da classe empreendedora pedimos que as lideranças políticas locais sensibilizem seus deputados estaduais e federais para que tomem medidas para impedir este novo aumento de impostos, sobrecarregada com sucessivas crises e aumento de cargas tributárias, e busquem uma solução de redução do custo da máquina Estatal, com mais eficiência e foco no que é o essencial, educação, saúde e segurança pública. 

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos
Vídeos