A Diocese de Frederico Westphalen emitiu uma nota no final da noite desta sexta-feira, 17, se solidarizando aos seus 56 municípios da sua área de abrangência. A nota diz que a Diocese Frederiquense está junto ao seu povo neste momento difícil que todos estão passando por conta do El Ñino e pede para que os cristãos tenham força e fé para superar este período. Através de seu Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller, a Diocese ressaltou que todos devem ser solidários(as) neste momento difícil que a região atravessa.
Confira à integra da nota:
Em nome da Igreja Diocesana de Frederico Westphalen, com suas 40 Paróquias, 2 Santuários e 1 Reitoria, presente em 56 Municípios de nossa Região, em nome dos padres, diáconos e em meu nome, quero expressar, através desta NOTA, a nossa solidariedade e participação junto ao nosso amado povo, neste momento difícil que todos passamos, frente às realidades climáticas que tanto nos afetam.
Nosso povo, ordeiro e trabalhador, assiste impotente às convulsões do clima, com a alma angustiada, por ver suas propriedades e bens afetados pela violência das intempéries.
São muitos os prejuízos já computados, e serão necessários anos para que se possa recuperar tudo o que, em muito pouco tempo, foi destruído ou prejudicado.
Nossa palavra é de ânimo e de coragem a todos, para que não se deixem abater e nem desanimar frente as dificuldades, mas com autêntico espírito de fé e de confiança em Deus, empenhem-se na reconstrução dos bens total ou parcialmente perdidos.
Da mesma forma, apelamos à solidariedade cristã entre irmãos, para que no longo tempo de reconstrução, não falte a ninguém o amparo e o cuidado. Todos sejam atendidos em suas necessidades e possam encontrar na caridade fraterna a certeza de que ninguém ficará desamparado.
Apelo, pois, às nossas Paróquias e Comunidades a que se organizem no atendimento caridoso dos que estão vivendo momentos de incerteza, para que a ninguém falte a presença fraterna da Comunidade de fé.
Determino que os senhores párocos coloquem à disposição das autoridades públicas as estruturas das Paróquias, naquilo que for útil e necessário.
Tivemos poucas perdas de vidas. Isto é uma grande graça! Determino também aos senhores párocos que celebrem Santas Missas nas intenções dos falecidos nesta tragédia.
Da mesma forma, que sejam oferecidas Santas Missas apropriadas pela estabilidade do tempo e das estações.
Confiemos em Deus!
E saibamos tirar do mal, o bem.
Todos sairemos desta grave situação mais firmes e fortes na fé, com nossa confiança em Deus mais arraigada, mais determinados e empenhados na construção das realidades temporais que o Senhor nos confia.
E certamente mais irmãos e mais solidários com todos os que, de alguma forma, necessitem de nossa atenção e cuidado.
“Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”. É nisto que acreditamos.
Publicado por
