Rio Uruguai sobe muito e supera o primeiro pico de cheia da semana passada
Situação pode piorar com a previsão de mais chuva para a região
Publicado em 19/10/2023 às 14:17
Atualizado em 19/10/2023 às 14:28
Capa Rio Uruguai sobe muito e supera o primeiro pico de cheia da semana passada

Foto de Vinícius Chequim

O Rio Uruguai ainda passa por uma cheia em consequência da chuva ocorrida nos primeiros dez dias do mês e agora tem uma nova onda de vazão ainda maior que a anterior pela chuva excessiva ocorrida no começo desta semana entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dados de estações de monitoramento brasileiras e argentinas na parte média da bacia, junto ao Noroeste do Grande do Sul, mostram uma forte elevação do nível do rio que atinge cotas de inundação e evacuação, superando o primeiro pico de cheia do Uruguai de dias atrás.

A previsão é de que o nível do Rio Uruguai deve se elevar ainda mais, no Médio Uruguai e na região Noroeste, antes de escoar para a Fronteira Oeste, em virtudes dos acumulados das últimas horas, acima de 100 mm em alguns pontos. A chuva prossegue no Norte gaúcho, e na maior parte de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira.

Estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul registram do começo da semana até o final da terça-feira acumulados de chuva de 216 mm em Frederico Westphalen, 154 mm em Alegrete, 149 mm em Passo Fundo, 148 mm em Palmeira das Missões, 144 mm em Soledade e São Vicente do Sul e 142 mm em Erechim.

O nível do rio Uruguai em Iraí chegou a estar 12 metros acima do nível normal nesta quarta-feira, 18. Mais de 130 famílias já tiveram que deixar as suas casas em virtude da cheia do rio do Mel, que corta a cidade.

Outros municípios da região também são afetados pelos alagamentos. Em Caiçara, as águas do Rio Pardo invadem novamente o Distrito de Ipuaçu, com a água invadindo várias residências. Na Linha Boa Vista do Pardo o Rio Uruguai também segue aumentando. Os acessos a várias comunidades ainda estão bloqueados pelas águas.

A mesma situação também é registrada em Vicente Dutra, onde a travessia na barca para Mondaí (SC) permanece interrompida e as aulas estão suspensas até essa sexta-feira, 20. O nível do rio Uruguai está 10 metros acima do normal no município. 

Em Pinheirinho do Vale, a travessia de balsa no Distrito do Basílio da Gama e nas linhas Bonita e Barroso está interrompida.

Decreto de emergência

São inúmeros os danos causados pelos alagamentos em toda a região, o que deve levar muitos municípios a decretar situação de emergência.

A Defesa Civil Regional de Frederico Westphalen, que responde por 55 municípios da região do Médio Alto Uruguai, trabalha para dar suporte às comunidades, que foram atingidas pelos estragos das chuvas desta semana.

Seberi e Iraí já emitiram decreto de emergência em virtude das fortes chuvas. Também os municípios de Frederico Westphalen, Caiçara, Vicente Dutra e Pinheirinho do Vale devem emitir decretos de emergência nas próximas horas.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin