O governador Eduardo Leite, acompanhado pelo secretário de Logística e Transporte (Selt), Juvir Costella, anunciou, na manhã desta quarta-feira, 11, um aumento de R$ 540 milhões no Plano de Investimentos em Rodovias 2023. Com esse novo aporte de recursos, o governo do Estado ampliou em 210% o valor de R$ 256 milhões previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), atingindo um total de R$ 796 milhões que serão investidos na infraestrutura viária do Rio Grande do Sul apenas em 2023.
Os valores adicionais serão destinados a projetos estratégicos. Em parte, serão utilizados para acelerar as obras já em andamento, garantindo que elas sejam concluídas de forma eficiente e dentro do cronograma. Também serão aplicados na construção de novos acessos municipais, uma iniciativa que promove a conectividade entre as diferentes áreas do Estado, facilitando o transporte e fomentando o desenvolvimento regional.
Serão executados 36 projetos de acessos municipais em todas as nove regiões funcionais do Estado, 30 ligações regionais e 168 obras de conservação ou recuperação. Os recursos anunciados se somam ao investimento anterior de mais de R$ 1,7 bilhão no biênio 2021-2022, totalizando R$ 2,5 bilhões destinados à melhoria da infraestrutura viária.
Mais de R$ 100 milhões em recursos estão disponíveis para serem aplicados na região
De acordo com o Secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, do total de investimentos anunciados pelo governo do estado, pelo menos R$ 100 milhões deverão ser investidos na região Noroeste, em obras importantes de infraestrutura.
A obra de pavimentação dos 8,86 quilômetros da ERS-591, entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul, que será executada pela empresa Encopav, prevê inicialmente o investimento do valor de R$ 19.368.046,12, recurso já disponível no caixa do governo do Estado. Além dessa obra de pavimentação, serão destinados mais R$ 7 milhões para obras em Pinheirinho do Vale, R$ 6 milhões em Iraí, R$ 783 mil para a ponte de Erval Seco, na ERS-330, R$ 780 mil para a obra do acesso a Novo Tiradentes, na ERS-325, e cerca de R$ 10 milhões de investimento em obras na região de Palmeira das Missões.
Juvir Costella disse que, em termos médios anuais, o valor é cinco vezes superior ao que foi observado nos dez anos anteriores.
– O Daer tinha como meta investir R$ 150 milhões por ano. E agora, em 2023, nós estamos chegando a quase R$ 800 milhões anual, quase cinco vezes mais do que em períodos anteriores. Então, a repercussão na ponta é muito grande, com novos acessos, recuperação de rodovias e ligações regionais. Hoje nós temos poder de investimento com um dinheiro que está no caixa do Estado, sem necessidade financiamento –, detalhou.

Leite destacou que uma parte dos novos recursos será usada para acelerar a entrega de obras já em andamento - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Para o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, os investimentos são um “divisor de águas” para a região.
– O governo Eduardo Leite foi um divisor de águas aqui para a região. Até agora, nós já investimos 18 milhões na obra entre Palmitinho e Pinheirinho do Vale. E agora, nesse anúncio que o secretário fez, com o governador Eduardo Leite, somente de agora até o final do ano, serão mais R$ 6 milhões para essa obra, que já está lá com 10 quilômetros de pavimentação pronta. Com isso, a gente vai avançar mais um pouco e, com certeza, no que vem a gente conclui aquela obra. E a obra de Iraí a Planalto também, uma obra que nem estava no plano de investimento do Daer, antes do governador Eduardo Leite, e que entrou na gestão do secretário Costella, já está com mais de 50% da obra executada, e agora também recebeu um aporte de mais 7 milhões de reais até o final do ano. E aí sim, no ano que vem, teremos certamente aí essas duas obras, mais a obra de Ametista do Sul concluídas, e aí a região vai estar verdadeiramente transformada –, destacou Faustino.
Os investimentos constantes em melhorias no estado têm dado resultados. Conforme o Ranking de Competitividade dos Estados, o Rio Grande do Sul saiu da 16ª posição no quesito Qualidade das Estradas, na edição de 2022, para a 7ª posição no relatório atual, lançado este ano.
Para a recuperação de rodovias pavimentadas, o governo alocou um montante adicional de R$ 150 milhões, dos quais R$ 60 milhões serão direcionados exclusivamente para áreas impactadas pelas chuvas. Considerando o novo valor dos investimentos anunciado hoje, R$ 190 milhões já foram desembolsados em julho, enquanto o restante será pago ao longo do mês de outubro.
Publicado por
