Ametista do Sul vai sediar o I Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural
Serão três dias de evento, com abordagem de práticas de paisagismo, jardinagem, organização de arredores e palestras voltadas ao turismo
Publicado em 20/09/2023 às 17:00
Capa Ametista do Sul vai sediar o I Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural

O município de Ametista do Sul será sede de um grande evento a nível estadual. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro acontecerá o I Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural. O evento é uma iniciativa que coincide com a chegada da primavera e busca promover a harmonização de ambientes para o turismo, criando espaços atraentes e acolhedores, tanto em propriedades particulares quanto em locais públicos. A proposta dos organizadores inclui palestras e treinamentos, que englobam tanto aspectos teóricos quanto práticos, de modo a engajar os participantes na arte do paisagismo.

O I Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural é uma realização do Poder Público Municipal de Ametista do Sul, através da Secretaria de Turismo, juntamente com a Emater/RS - ASCAR, Secretaria Estadual de Turismo, ADTA e ATAP. De acordo com o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, essa é uma oportunidade para poder se qualificar e se capacitar com paisagistas renomados de todo o país.

– Esse momento vai celebrar uma fase importante que a nossa região vive. Um olhar especial para o cuidado com o meio rural, o embelezamento, a valorização e a qualidade do campo, da vida das pessoas que estão no campo. Ao longo dos anos, a Emater Ascar vem trabalhando com o tema do paisagismo, a organização das propriedades rurais e também o turismo, pondendo unir dessa forma o meio rural, o e as iniciativas de turismo que despontam e que crescem a cada dia –, afirmou Schwerz.

O evento vai reunir público de todo o Brasil, com palestrantes e painelistas renomados, que vão abordar práticas de paisagismo, jardinagem, organização de arredores e palestras voltadas ao turismo, com foco em turismo rural, uma grande imersão de conhecimento e troca de ideias.

Para o secretário executivo da Amzop, Mauro Sponchiado, o Fórum se apresenta como uma oportunidade de capacitação. “Iremos proporcionar um espaço de aprendizado para profissionais, entusiastas do turismo e interessados em aprimorar o embelezamento de espaços, gerando impacto positivo tanto para o setor turístico quanto para o desenvolvimento regional”, salienta.

Objetivos do encontro:

  • Compreender a importância do paisagismo para fortalecimento do turismo regional.
  • Orientar o trabalho em turismo rural e paisagismo, para que possamos potencializar e agregar valor e geração de renda nos empreendimentos turísticos.
  • Melhorar a paisagem da região.
  • Qualificar os espaços turísticos através do paisagismo, valorizando a natureza e sua conexão com o turista.
  • Sensibilizar gestores municipais e demais atores para a necessidade de qualificação nos temas Turismo rural e Paisagismo.
  • Valorizar a região, os empreendimentos de turismo e os benefícios do paisagismo.


Público-alvo: Gestores Públicos, Conselhos de Turismo, empreendedores de turismo e agroindústria, paisagistas, jardineiros, extensionistas e agricultores/as.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos