Foto de AUNP-RS / Reprodução
Por volta das 18h17min do quarta-feira, 6, através do defensor Público, Thiago Oro Caum Gonçalves, a Associação de UTI Neonatal e Pediátrica do Rio Grande do Sul (AUNP-RS), com sede em Frederico Westphalen, foi acionada pelos pais dos gêmeos nascidos no Hospital Pio XII, em Seberi, devido à necessidade de uma UTI Neonatal. Através do trabalho realizado pela entidade, que conseguiu contatar a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann, obteve um leito para os bebês transferidos rapidamente ao Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Segundo o presidente da AUNP-RS, Clayton Braga Corrêa, em questão de 30 minutos, foram obtidas duas vagas na UTI Neonatal na cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O procedimento de deslocamento durou apenas duas horas e os bebês foram internados no Hospital Regina.
— No dia 6 de setembro, nós fomos acionados pelo defensor público Thiago (Oro Caum Gonçalves) e pelo próprio pai dos gêmeos que nasceram no dia anterior. Devido ao peso da nossa associação (AUNP-RS), entramos em contato com a secretária da Saúde, Arita Bergmann para pedir um leito de UTI Neonatal. Através da nossa pressão, dentro de 30 minutos, conseguimos um leito no Hospital Regina, em Novo Hamburgo, onde os bebes foram redirecionados. Dentro de duas horas, eles já estavam internados. Nós seguimos chamando atenção pela falta de leitos de UTI neonatal e pediatria do Rio Grande do Sul e sua falta de investimentos na área infantil. Já somam 49 bebês e crianças no Rio Grande do Sul que nós ajudamos a salvar — disse Clayton.
Segundo dados publicados pela própria AUNP-RS, desde a fundação, a entidade garantiu a vida de 49 bebês e crianças no RS, garantindo a vida de cada uma delas, além de vagas em UTIs Neonatal e Pediátrica no Rio Grande do Sul. Os bebês seguem internados na UTI Neonatal do Hospital Regina.
Publicado por
