O humorista Eduardo Gustavo Christ, conhecido como Badin, arrecadou mais de R$ 1,6 milhão em doações para as cidades afetadas pelo ciclone no Rio Grande do Sul. Na vakinha online aberta na quinta-feira, 7, Badin já contou com a contribuição de mais de 30 mil pessoas.
De acordo com o humorista, que costuma compartilhar campanhas de arrecadação e incentivar doações em suas apresentações, a ideia surgiu ao ver as imagens da tragédia. Ele estava em lua-de-mel com a esposa quando a enchente atingiu o estado.
Como muitas campanhas começaram a ser lançadas para arrecadar alimentos, abrigos e dinheiro para os atingidos pela tragédia, Badin resolveu centralizar as doações em uma conta.
– Quis ser mais efetivo. Compartilhei 20 posts de doação, mas ninguém doa para 20 pessoas. Meus seguidores compraram a ideia e superaram a meta de R$ 200 mil já no primeiro dia –, explica.
A passagem de um ciclone extratropical pelo RS causou 46 mortes no estado até este domingo. Há ainda 46 desaparecidos e mais de 25 mil pessoas fora de casa. Neste domingo, o vice-presidente Geraldo Alckmin visitou cidades atingidas e anunciou medidas para de apoio.
Badin diz que já doou R$ 500 mil do total arrecadado. As doações foram destinadas a prefeituras das cidades mais atingidas, a ONGs de ajuda a moradores e de cuidado a animais, a escolas atingidas e a contas PIX divulgadas por órgãos das cidades mais afetadas.

Segundo o humorista, o dinheiro da vaquinha só é depositada na conta após uma semana, então o valor inicial da doação foi retirado de sua própria conta e de empréstimo de amigos.
“Já começamos a receber mensagens dizendo que a ajuda chegou. É muito gratificante. Agora, estou em contato com a Defesa Civil para ver o que eles mais precisam”, explica.
Publicado por
