Rio Grande do Sul registra 27 mortes após temporais
Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, no Vale do Taquari
Publicado em 06/09/2023 às 07:34
Atualizado em 06/09/2023 às 08:01
Capa Rio Grande do Sul registra 27 mortes após temporais

O Rio Grande do Sul já registra 27 óbitos em decorrência dos temporais que atingiram o Estado nos últimos dias. A bordo do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, o governador Eduardo Leite sobrevoou na tarde desta terça-feira, 5, os municípios atingidos no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas.

Os números são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, seis em Roca Sales, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado.

Ao final da tarde desta terça-feira, em coletiva para a imprensa, o subchefe da Defesa Civil do Estado, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, informou que os 15 corpos localizados em Muçum estavam em um grupo de residências atingidas, todas situadas em uma mesma localidade. Oliveira, no entanto, afirmou que ainda não era possível descrever detalhes sobre agrupamentos familiares envolvidos nesta tragédia. 

Até as 17h desta terça-feira, a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. Os dados podem ser conferidos no dashboard alimentado pelo órgão estadual.

À tarde, a aeronave que levava Leite e equipes de resgate pousou em Lajeado, onde o governador conversou com lideranças locais e equipes que trabalham nas ações de salvamento. Em contato com a Brigada Militar, o governador recebeu a notícia de que o número de mortes havia subido.

– Infelizmente, temos a confirmação de mais 15 mortes no município de Muçum. Recebemos com muita tristeza essa notícia. Tínhamos a confirmação de seis mortes até aqui, mas 15 corpos foram localizados no município de Muçum, o que eleva o número de mortes para 21. Isso nos causa imensa dor –, disse, consternado, o governador.

Leite falou também sobre o empenho do Estado nas ações de salvamento e resgate. “Quero assegurar à população que estamos trabalhando com toda a dedicação. Centenas de pessoas foram resgatadas. Estamos muito dedicados para poder resgatar as pessoas que ainda estão em localidades afastadas. Agora é hora de cuidar das pessoas”, destacou.

O governador informou que falou com os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. As Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal se somaram ao governo do Estado, disponibilizando aeronaves e embarcações para as operações de resgate.

Até o momento, a Defesa Civil estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Estado. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos