O Grupo Municipal de Educação Fiscal (GEFIM) realizou, nesta segunda-feira (07/08) reunião, juntamente com Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Reinaldo Galera, com o objetivo de apresentar um panorama geral sobre a atuação do Grupo de Trabalho e planejamento das ações que será realizada no segundo semestre de 2023.
Na ocasião a disseminadora Caciane Roso Werkhausen, ressaltou a importância do Programa de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha para os municípios bem como para as escolas, pois proporciona um olhar diferente, mais aguçado em relação a aplicação dos tributos. Na ocasião definiu-se as ações dos Programas destacados a cima entre elas, Concurso:” Minha cidade e a aplicação dos tributos”, Projetos que serão desenvolvidos na escola, participação em Seminários Regional e a realização do cadastro na Nota Fiscal Gaúcha em nosso município.
A realização destas ações contará com a participação e colaboração da Secretaria de Finanças e grupo GEFIM. Essas atividades visam estimular a cidadania fiscal, para que os contribuintes, diretos ou indiretos, cumpram o dever fundamental de pagar tributo não apenas por obrigação, mas sintam-se participativos do desenvolvimento do Estado e município bem como despertar no cidadão o interesse em influenciar, preservar e acompanhar a aplicação dos recursos públicos.
Por tanto, um processo educacional somente será verdadeiramente autônomo e libertador se for capaz de formar cidadãos críticos, dotados das condições que lhes permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos.
Publicado por
