Privatização da Corsan e obras de infraestrutura são debatidos pela Amzop
Assembleia reuniu lideranças para debater assuntos importantes para a região
Publicado em 26/07/2023 às 15:11
Capa Privatização da Corsan e obras de infraestrutura são debatidos pela Amzop

A privatização da Corsan tem gerado debates, entre as lideranças dos municípios que possuem a Concessão com a Companhia. A privatização da estatal, conforme o governo gaúcho, busca viabilizar que a empresa atinja o cumprimento das metas estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento. 

O tema foi abordado durante Assembleia da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). Na reunião, representantes da empresa privada AEGEA explanaram aos prefeitos presentes os detalhes e propostas da negociação. O presidente da AMZOP, Evandro Massing, ressaltou que a ideia era ouvir a proposta da AEGEA e, a partir das conversas, retornar às discussões para encontrar a melhor solução para cada município.

– Na Assembleia de segunda-feira, dois representantes da AEGEA estiveram presentes para apresentar como é que são os serviços, quais são os andamentos e quais são os passos que, segundo eles, precisam ser dados a partir de agora. Grande parte dos municípios tem contratos de concessão com a Corsan até 2033, que é o caso de Palmeira das Missões. Ficou definido entre os municípios, que não assinaríamos os contratos, por enquanto, até que as condições tivessem uma definição –, afirmou Massing.

Durante a assembleia, também foram tratados assuntos relacionados a infraestrutura e transporte na região, como as obras de recuperação da BR 386/158 e a construção da terceira pista em Iraí e Osvaldo Cruz, bem como na área urbana de FW, Seberi e Boa Vista das Missões. O presidente da AMZOP relatou que foi entregue um ofício ao presidente Lula em Porto Alegre, e para o Ministro dos Transportes para dar prosseguimento ao projeto técnico da Ferrovia Norte-Sul, que ligará a região a outros centros do país.

Hospital Público Regional
Em entrevista ao Complexo Luz e Alegria, Evandro Massing também comentou em relação ao Hospital Público Regional (HPR) de Palmeira das Missões. As obras de construção do Hospital Regional seguem embargadas, desde novembro de 2022, quando a prefeitura determinou a suspensão dos trabalhos, em decorrência de problemas estruturais encontrados por fiscais do poder público municipal. Segundo o prefeito, o problema não é a falta de recursos, mas sim de uma “irresponsabilidade por parte da construtora responsável pela obra”. A construção foi contratada ao custo de R$ 115 milhões.

– O problema não é falta de recursos. O que houve, na verdade, foi uma irresponsabilidade por parte da construtora que fez o serviço. A obra tem alguns problemas estruturais caríssimos, e nós estamos fazendo os procedimentos necessários para que a gente possa utilizar o recurso que convém para fazer uns estudos que precisem ser feitos, e assim fazer um diagnóstico para ver quais medidas que terão que ser tomadas. Espero que a gente possa retomar a obra o quanto antes –, ressaltou o gestor.

O HPR deverá ser referência para 72 municípios e beneficiará uma população de cerca de 500 mil pessoas, com atendimento de média e alta complexidade.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos