Depois da chuva e do vento dos últimos dias, a temperatura deve desabar no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. No turno da manhã, o frio vai ser intenso, com marcas abaixo de 5°C em muitas cidades. A instabilidade deve permanecer, com amplos períodos de chuva, especialmente na metade Norte.
A temperatura tende a baixar de 5°C no começo da manhã em diversas cidades gaúchas com previsão de mínima entre 1 e 3°C em pontos da serra sudeste e da campanha. O sol aparece desde no interior do Estado, porém sob a influência do vento sul/sudoeste gelado a temperatura irá subir devagar com máximas que seguirão baixas em grande parte das regiões.
Em poucos dias duas massas de ar frio irão avançar pelo continente. A primeira menos intensa com 1026 hPa em seu centro chega nesta sexta e leva o frio até o Sul de Minas Gerais. A segunda, entre a terça (18) e a quarta (19), essa mais intensa com 1033 hPa em seu centro e de trajetória continental faz derrubar a temperatura com previsão marcas muito baixas de temperatura, porém mais restritas ao estado gaúcho, Argentina e Uruguai.
O sistema de alta pressão que chega nesta sexta-feira ganha força neste sábado com maior impacto na temperatura mínima em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A previsão indica que a temperatura poderá baixar de zero em alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades da Campanha, serra sudeste, Campos de cima da Serra e Planalto Sul catarinense deverão as menores marcas do dia. No Paraná a temperatura deverá oscilar entre 1 e 3°C em pontos do Metade Sul.
O ar seco associado ao vento calmo, com céu claro e frio intenso propicia a formação de geada em diversas regiões do Sul do Brasil e de forma mais isolada em parte da serra da Mantiqueira e Mato Grosso do Sul. O domingo terá frio no começo da manhã, contudo a temperatura tende a ser mais alta comparada ao sábado.
O potencial de geada para o domingo é pequeno. Na próxima semana um novo sistema de alta pressão de trajetória continental com pressão que pode chegar a 1033 hPa em seu centro irá ampliar e reforçar o ar gelado sobre o Rio Grande do Sul. Esse sistema diferente do anterior terá atuação mais restrita ao território argentino, uruguaio e gaúcho com potencial de deixar a temperatura abaixo de zero em diversas cidades.
As manhãs de segunda, terça e quarta serão de frio intenso no Rio Grande do Sul com marcas que poderão baixar de zero em parte do Estado. Cidades da Metade Sul e Oeste deverão registrar as menores marcas do período com elevado risco de formação de geada. Na província de Buenos Aires modelos hoje modelos projetam marcas muito baixas ao redor de -6 a -8°C em pontos da região por muitos dias seguidos.
Nesta sexta-feira, 14 de julho, começo um período de frio muito intenso e terá reforço na próxima semana. O núcleo do ar polar na semana que vem atuará sobre a região o que potencializa a queda da temperatura com expectativa de frio de grandes proporções nas cidades da região. No Uruguai a temperatura tende a baixar de zero em muitos departamentos neste período.
Na Capital e região metropolitana a tendência é de o tempo firmar a partir do sábado com previsão de noites de frio intenso. No sábado a mínima poderá oscilar ao redor de 2 a 4°C, no domingo projeção de 5 a 7°C. Na segunda-feira a temperatura mínima oscila ao redor de 6°C. A partir de terça com o reforço do ar polar a temperatura volta a ter declínio maior com marcas que no vale do Sinos poderá oscilar entre 1 e 3°C nas manhãs de terça e quarta.
A boa notícia é que sob influência desses sistemas de alta pressão o Rio Grande do Sul terá longa sequência de dias com sol e tempo seco o que será fundamental para reconstrução das áreas afetadas pelo ciclone extratropical.
Publicado por
