Foto de Andre Santos/LA+
O projeto Todos na Escola surgiu em 2009, há cerca de 14 anos atrás e, justamente onde ocorreu a primeira palestra do projeto, que foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar Marques de Mattos, o projeto foi retomado durante esta terça-feira, 11, após um período de três anos sem atividades, com palestras sendo realizadas na escola do bairro Primavera em Frederico Westphalen.
O programa Todos na Escola faz com que se execute ações, sem procurar culpados, mas sim buscar alternativas em conjunto. Uma instituição completa a outra e quem ganha com isso é a comunidade.
O retorno na Escola Edegar, durante esta terça-feira, foi marcado por palestras dos órgãos de segurança pública do município e região, sendo recepcionados pela diretora Sandra Signore, professores e alunos. Iniciando com a palestra sobre drogas, ministrada pelo Ten Cel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), que apresentou conteúdo educativo sobre os riscos das drogas e riscos de se dirigir ao ingerir bebida alcoólica. O Comandante Aguiar que fez uma ressalva sobre o retorno do projeto e a aproximação dos órgãos de segurança pública com as crianças na escola.
Com programação durante a manhã e a tarde, o Sargento do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, Adilson Stasiak, também realizou uma palestra sobre primeiros socorros e outros temas da instituição de segurança. Em seguida, houve a palestra da Polícia Civil, com a presença da delegada regional da 14ª Delegacia Regional de Polícia do Interior (14ª DPRI), Aline Dequi Palma, delegado de polícia de FW, Jacson Oilliam Boni e inspetores.
– “Muito importante o retorno do projeto, importante também louvar essa iniciativa que é a presença dos órgãos de segurança e dos órgãos de Justiça nas escolas para fazer essa aproximação com as crianças, fazer essa conscientização e, também apresentar e trazer um conhecimento para eles, para que possam ter um conhecimento da função e das atividades de cada uma dessas instituições”, destacou Boni.
A palestra da Polícia Civil buscou indiciar como buscar o órgão, as atividades da Polícia, números da instituição e estrutura da região, apresentando também os itens de segurança dos policiais e símbolos da instituição.
Educação
Representando a área da educação, a Coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE), Jô do Carmo, esteve presente durante as atividades do Todos na Escola no auditório da Escola Edegar. Em entrevista à reportagem do Complexo Luz e Alegria, a coordenadora saudou a iniciativa.
– “Estamos bastante felizes com essa retomada do projeto Todos na Escola, através da Brigada Militar com a parceria que em com a educação e a segurança como um todo, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, com esse projeto que vem de encontro ao que a educação pública estadual busca, que são parcerias com órgãos, que possam contribuir para que no dia a dia, a nossa escola ela esteja mais integrada, trabalhando de forma bastante positiva e, é muito importante a presença das forças de segurança dentro das nossas escolas”, destacou Jô.
Palestras
O retorno do projeto Todos na Escola também conta com a participação do Ministério Público, Poder Judiciário, palestra sobre trânsito com a Brigada Militar, Polícia Ambiental e atividade esportiva com a presença da academia Rede Mestre. Durante a tarde também há a participação do clube Trilheiros do Barril.
Publicado por
