Projeto Poste Limpo segue em andamento em Frederico Westphalen
Primeira reunião técnica do projeto ocorreu na Câmara de Vereadores
Publicado em 19/06/2023 às 13:03
Atualizado em 19/06/2023 às 13:54
Capa Projeto Poste Limpo segue em andamento em Frederico Westphalen

Foto de Andre Santos/LA+

A Campanha Poste Limpo dá passos importantes em Frederico Westphalen. Promovido pela InternetSul - Associação dos Provedores de Internet do Sul, o Poste Limpo é uma iniciativa junto das empresas Provedores de Internet e concessionárias de energia, visando a promoção de cidades mais limpas, organizadas e inteligentes, na questão da segurança, poluição visual e desenvolvimento sustentável em relação ao cabeamento de fios e uso dos postes. 

Para tanto, na manhã desta segunda-feira, 19, foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de FW, uma importante reunião técnica e de trabalho, contando com a presença de responsáveis pelos provedores de internet do município e a RGE (concessionária de energia), para dar andamento a prática do projeto. 

A reunião foi um momento de discussão entre os provedores e das outras partes envolvidas, administração pública, vereadores e RGE. Apresentando o projeto aos demais presentes, o gerente comercial da Tchê Turbo Provedor de Internet, Ederson Leandro Jara, explicou sobre como o projeto pode vir a ser desenvolvido em sinergia com todos em Frederico e exemplos do projeto que vem ocorrendo em outros municípios da região. 

– “O projeto foi encabeçado pela internet Sul que é associação dos provedores e o intuito é que a gente possa agora colocar em prática esse projeto aqui em Frederico. Foi explanado na reunião sobre todos os pontos, criou-se uma sinergia de trabalho e vamos criar  um grupo de trabalho para que a gente possa executar os próximos passos, que é mapear a cidade ver onde tem alguns pontos críticos que a gente pode estar atuando e no futuro teremos terá uma nova reunião para a gente criar o Dia D em relação às ruas que devem ser executadas e a data que vai ser executada, posteriormente para nós colocarmos a ação em prática”, destacou Jara.

Representando a RGE na reunião, o Consultor de Negócios André Silva, diz que a concessionária é parceira na execução do projeto. “Esse projeto é bastante importante, as provedoras estão ai encabeçando projeto em associação e a RGE é parceira, nesse contexto, a RGE é responsável por fiscalizar e notificar as empresas que utilizam os cabos, nesse sentido, a RGE vai dar todo o suporte no dia do mutirão ,com equipes nossas acompanhando pra ver se precisa ter uma atuação de segurança”, explicou André quanto a participação da RGE no projeto. 

– “Que esse trabalho se prolongue ao longo dos anos e que seja cíclico, pois é importante para melhorar a poluição visual e até principalmente na questão da segurança, para não ter nenhum risco de acidente elétrico e com algum carro que venha a bater nessa afiação baixa ou fiação solta”, reforçou André Silva sobre o projeto.

Sequência do projeto

Com as rua(s) definidas(s) na próxima reunião agendada para o dia 24 de julho, deve-se levar em conta se a RGE realizará alguma manutenção ou troca de poste, para que o trabalho de avaliação dos cabos, ociosidade da rede, identificação, ancoragem e eliminação de cabos possa ser executada, tendo a participação da prefeitura quanto a iluminação pública, corroborando na participação entre provedores de internet, concessionária e poder público, visando a cidade mais limpa e organizada. 

Poste Limpo

Promovido pela InternetSul, o projeto “Poste Limpo”, trata-se de uma iniciativa que visa a conscientização das empresas provedores de internet, a respeito do cabeamento nos postes de energia, organização e distribuição da fiação nas cidades, a fim de prevenir problemas de poluição visual e acidentes.

O projeto, que possui caráter colaborativo, envolve as concessionárias, locadoras e responsáveis pela infraestrutura de energia elétrica, as ocupantes, locatárias e responsáveis pelos cabos de telecomunicação, e o poder público, exercendo o papel de agência reguladora e fiscal. 

Um dos principais objetivos do “Poste Limpo” é padronizar a iluminação pública, identificando cabos e padronizando os valores pagos, a fim de reduzir custos. Em FW, a ideia é que o projeto seja executado por ruas. Saiba mais sobre o Poste Limpo
 

Confira algumas das ações da Tchê Turbo que promove limpezas periódicas nos postes em FW

Publicado por

Foto Andre Santos
Andre Santos