A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, de Palmitinho, realizou a entrega de novos uniformes e equipamentos de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, durante encontro realizado no Auditório da Secretaria da Saúde e Assistência Social, ocasião em que estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Inês Maria Albarello, a equipe da secretaria e Agentes Comunitários do Município. A atividade integra o Projeto Saúde com Agente, que visa oferecer Curso Técnico em Vigilância em Saúde.
Além do encontro que tratou sobre o andamento do trabalho realizado pelos agentes, os profissionais receberam um kit de trabalho composto por uma camiseta, uma mochila e um colete, além de equipamentos que irão auxiliar no trabalho durante a visita as famílias atendidas pela equipe, que serão entregues futuramente.
Conforme a Secretária Inês, a entrega é muito importante para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos agentes, que são responsáveis por visitar as famílias das mais diversas regiões do município. – Hoje entregamos estes materiais que irão auxiliar no trabalho, identificando os nossos agentes com os uniformes e possibilitando que os mesmos continuem a atender às nossas famílias, em todos os cantos do município, destaca.
O encontro também serviu para ouvir alguns relatos dos agentes e para que os mesmos trocassem experiência sobre o trabalho realizado em suas respectivas regiões. – Assim iremos melhorar, cada vez mais, o nosso atendimento as famílias, fazendo um trabalho preventivo com excelência, ressalta a Secretária Inês.
Projeto Saúde com Agente
O Projeto Saúde com Agente e? uma parceria da UFRGS com Ministe?rio da Sau?de e Conasems que visa oferecer Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Este é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.
A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
Em Palmitinho, o curso foi ministrado pelo Enfermeiro Gustavo Marcos Cardoso, o qual realizou atividades de preceptoria, sempre na busca da melhor formação dos profissionais. No encerramento do curso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretária Inês Maria Busatto Albarello, fez a entrega simbólica de parte do Kit de trabalho dos agentes de saúde, que ajudará, tanto na identificação dos agentes, quanto no desenvolvimento das atividades frente a comunidade. De início os agentes receberam uma mochila, um colete e uma camiseta que os identifica, com o logo “SAÚDE COM AGENTE”. Em um segundo momento serão entregues aos agentes um chapéu, um aparelho de pressão e um termômetro, equipamentos esses que fazem parte das atividades desenvolvidas no curso e que auxiliarão nas atividades realizadas pelos agentes nas comunidades.
Publicado por
