O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) cumpriu uma agenda intensa em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O objetivo da missão foi buscar recursos, fortalecer o apoio político e acessar novas linhas de financiamento para impulsionar a gestão ambiental dos 31 municípios consorciados.
A comitiva do CIGRES foi liderada pelo presidente e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, acompanhado pelo coordenador-geral, Antônio Vilson Bernardi, pela química, Amanda Nogueira Schmitt, e pelo engenheiro, Carlos Eduardo Balestrin Flores.
Apoio parlamentar e captação sustentável
Durante a visita, foram realizadas reuniões em gabinetes de diversos parlamentares federais, incluindo os senadores Paulo Paim, Luiz Carlos Heinze e a assessoria do senador Hamilton Mourão, além dos deputados federais Ronaldo Nogueira e Luiz Carlos Busato. O foco dos encontros foi buscar o apoio e o aporte de recursos necessários para o fortalecimento do Consórcio.
A comitiva também participou do Capta +Brasil – Encontro Nacional do Brasil Sustentável. O evento proporcionou ao CIGRES capacitação técnica, oficinas práticas e conexões diretas com instituições financiadoras da transição verde no Brasil.
Estiveram presentes representantes do Ministério da Gestão, Funasa, UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) e Caixa, ampliando as possibilidades de acesso a recursos que impulsionam a sustentabilidade local.
O presidente Luiz Carlos Benedette reforçou o compromisso do CIGRES em buscar soluções inovadoras, investimentos e iniciativas que beneficiem a população de cerca de 200 mil pessoas atendida pelo Consórcio.
Publicado por
