Escolas da 20ª CRE realizam atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Palestras, plantio de mudas, pedágio de conscientização e exposição de trabalhos foram algumas das atividades realizadas nas instituições de ensino
Publicado em 07/06/2023 às 14:36
Capa Escolas da 20ª CRE realizam atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

As escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação realizaram, ao longo da semana, diferentes atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5 de junho. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais e chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais. Palestras, plantio de mudas, pedágio de conscientização e exposição de trabalhos foram algumas das atividades realizadas nas instituições de ensino.

Alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen, por exemplo, confeccionaram um painel integrando ciência (meio ambiente), matemática (geometria) e arte. Além disso, um jardim idealizado a partir da dinâmica da acolhida no início do ano letivo, está cada dia mais cheio de cores e vida. 
Como uma forma de simbolizar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos e professores da Escola Estadual Lucila Nogueira, em Boa Vista das Missões, realizaram o plantio de mudas de árvores no barranco em frente à escola. 

A diretora do educandário, Denise Martins, explicou que a ideia principal é promover ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, por meio do incentivo ao plantio de árvores e da promoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar. 

“No ambiente escolar, também desenvolvemos projetos voltados para a reutilização de materiais. Além disso, temos a nossa horta e uma composteira”, completou ao mencionar outras ações realizadas na escola.  A mesma ação encantou os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Frederico Westphalen, que também fizeram o plantio de mudas de árvores frutíferas. A mudas foram doadas pelo Horto Florestal do Grupo Creluz.  O objetivo, segundo a diretora Marilhane dos Reis Moraes, é fazer com que as crianças passem a cuidar da natureza como parte da vida delas. “Não basta ensinar, tem que dar exemplos”, disse.

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, juntamente com alunos do 3° ano do Ensino Médio realizaram um pedágio de conscientização e preservação. A programação também contou com uma palestra com profissionais da área. 
Na Escola Estadual Erci Campos Vargas, em Palmeira das Missões, a comunidade escolar participa ao longo da semana de palestras e debates com temas voltados a questões como água, saúde, alterações climáticas e preservação da natureza. 

“Aprender a cuidar do meio ambiente faz muito bem para o nosso planeta e também para as pessoas. Essas atividades contribuem muito para o nosso aprendizado, são também momentos de conexão com a natureza”, disse o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Rian Lopes de Oliveira.
 

Fonte: 20ª CRE

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos