Disfagia é a alteração na deglutição, caracterizada pela dificuldade de levar alimento ou saliva da boca ao estômago. Para disseminar conhecimento e alertar os profissionais sobre esta condição clínica em pacientes, o Hospital Unimed Noroeste/RS realizou treinamento com as equipes multiprofissionais para marcar o “Dia Nacional de Atenção à Disfagia”.
A atividade foi conduzida pela fonoaudióloga Vanessa Deuschle Araújo, que atua no Hospital Unimed Noroeste/RS. Segundo a profissional, a Disfagia é a alteração na deglutição caracterizada pela dificuldade de levar alimento ou saliva da boca ao estômago. “É um sintoma que pode ser causado por várias doenças e se manifesta em qualquer idade, podendo trazer complicações importantes para o paciente. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para diagnosticar e definir a conduta de tratamento, porém o envolvimento da equipe multidisciplinar é fundamental para garantir qualidade ao tratamento dos pacientes”, salienta.
Para a melhor conduta e conforto dos pacientes, o Hospital Unimed conta com protocolo específico para a detecção e atendimento adequado aos pacientes disfágicos. Desta forma, o Hospital Unimed se compromete com a segurança do paciente e a garantia de uma jornada hospitalar positiva em todas as esferas do cuidado.
Publicado por
