Foto de Gustavo Menegusso/Ascom Camara FW
Em Sessão Extraordinária, realizada na terça-feira, 11, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen autorizou a contratação de mais oito vigilantes para as escolas municipais. De acordo com o Executivo, atualmente o município possui nos seus quadros de servidores o total de 21 vigilantes, entretanto apenas 15 estão ativos. Os novos contratados irão atuar nas Escolas de Educação Infantil John Ongmann, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia, São Cristóvão, Vó Gladys e nas Escolas de Ensino Fundamental Maria Falcon, Rui Barbosa e Vinte Um de Abril. Todas as demais instituições da rede municipal já possuem guardas.
A necessidade de contratar mais vigilantes foi uma ação emergencial adotada pelo Poder Público para atender um plano de prevenção e aumentar a segurança nas escolas, diante do ataque a uma creche na cidade de Blumenau (SC), que vitimou quatro crianças e deixou outras cinco feridas. A medida, inclusive, foi indicada pela Mesa Diretora da Câmara à Administração Municipal, por meio de ofício. “Além deste documento cobrando o Executivo acerca da colocação de guardas nas escolas, também quero destacar aqui a mobilização da equipe da Câmara para agilizar essa Sessão Extraordinária e aprovarmos esse importante projeto com a maior brevidade possível”, destacou o vereador Leandro Mazzutti (PDT), citando também a importância de serem contratados profissionais qualificados para a função.
O líder da Bancada do MDB, Jacques Douglas de Oliveira, parabenizou o Executivo Municipal pelo encaminhamento do projeto de lei à Casa Legislativa e explicou sobre a questão da segurança nas escolas da rede estadual. “Muitos pais nos ligaram cobrando sobre as escolas do Estado, mas infelizmente o município não tem jurisprudência. Entretanto, todos os vereadores já se mobilizaram e fizeram uma Moção de Apelo ao governador e Secretaria Estadual de Educação cobrando que sejam colocados guardas também nas escolas estaduais”, ressaltou Oliveira.
Em sua manifestação, o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva (PSDB), lamentou os fatos ocorridos em Blumenau e que seguem se repetindo Brasil afora. “Isso parece que está se tornando comum e nós não podemos achar normais esses fatos. Um ponto que eu quero questionar aqui é por que estão ocorrendo esses ataques? Geralmente, são jovens sem estrutura familiar, então vale a pena fazermos uma reflexão sobre qual o futuro que queremos para nossos filhos. Sou um defensor que tudo vem da base familiar”, refletiu Pazuch.
Publicado por
