Multas geradas em estacionamento rotativo de FW gera polêmica
De um lado a indignação do usuário, de outro as considerações da empresa; Entenda
Publicado em 04/04/2023 às 14:00

Uma recente publicação em redes sociais de um aposentado de Frederico Westphalen teve alta repercussão tratando sobre a questão do estacionamento rotativo do município. A publicação de Osvaldo Dalla Nora, “Bill”, gerou cerca de 200 compartilhamentos.

Em sua publicação, Bill diz que o estacionamento rotativo em FW está se tornando um “golpe”, pois quando um cidadão estaciona em uma vaga que é rotativa, precisa procurar um cobrador que por vezes não está próximo.

Bill diz que quando não encontra um cobrador e deixa seu veículo na vaga, quando volta minutos depois há uma notificação pela ausência do pagamento que gera em torno de R$ 15 reais. O aposentado relata sobre a política da empresa É Só Parar, que no aviso diz que o indivíduo tem o prazo de cinco minutos a contar da emissão do cobrador para ir até a sede da empresa em FW para pagar o valor correto. 

Conforme a publicação de Osvaldo, o indivíduo pode receber uma multa até maior caso não encontre o papel da notificação em seu veículo estacionado na zona de cobrança em FW. Uma multa que Bill recebeu diz sobre estar em “desacordo com estacionamento rotativo”, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) 181 XVII, que diz sobre:  Estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa - Estacionamento Regulamentado). Essa multa gera cinco pontos na carteira de habilitação e R$ 195 reais para pagar. 

Na publicação de Osvaldo, há outras dezenas de pessoas indignadas com o caso e que já aconteceram com elas mesmas, inclusive, prejudicando a retirada de documentos veiculares. 

Se pela empresa há poucos cobradores, a justificativa seria pela existência do aplicativo É Só Parar ou até mesmo colocar créditos no sistema de cobrança da empresa com um próprio cobrador. Mas diante disso, Bill relata sobre alguns problemas com o próprio aplicativo ou até mesmo quando não se encontra um cobrador próximo a vaga estacionada. 

Empresa 

A É Só Parar, em nota, diz que quando o usuário recebe uma notificação do estacionamento ele tem até 5 minutos para fazer a regularização pagando R$1,00. Segundo a empresa, a regularização pode ser feita direto no escritório da empresa, com monitores na rua e pelo whats do escritório (11) 9473-06311. 

Caso o usuário não faça nesse prazo ele tem até 48hs para regularizar pagando R$ 15,00 direto no escritório da empresa, com monitores na rua e pelo whats do escritório. Caso a regularização da notificação não for feita em 5 minutos(R$1,00) ou em 48hs, (R$15,00) aí sim o motorista estará sujeito a uma multa aplicada pelas autoridades competentes, conforme estabelece Código de Trânsito Brasileiro, explica a empresa. 

“Vale a pena ressaltar, que a É Só Parar só segue as regras estabelecidas pelas Leis Municipais, Código Brasileiro de Trânsito e contrato firmado com a Prefeitura”, ressalta a empresa terceirizada. 

É Só Parar informa que diante da confusão detectada através das publicações em redes sociais, a empresa prepara para os próximos dias mais uma divulgação sobre as formas de pagamento.

Formas de pagamento

Conforme informação da É Só Parar, a empresa disponibiliza para a população várias formas de pagamento:

1) Débito automático em placa; O usuário cadastra a placa, com monitores ou no escritório da empresa na Rua Alfredo Halbert, 793, sala 2 centro e assim coloca créditos de estacionamento. Já com o crédito, ele pode simplesmente estacionar, o monitor checa se aquela placa tem crédito, se sim, coloca 30 minutos de crédito=R$1 real. 
2) Pelo aplicativo, que é de graça e está disponível em todas as lojas, nele o usuário só paga pelo tempo que usar (app: É Só Parar). 
3) Através dos monitores na rua.
4) Pelo whats do escritório (11) 94730-6311, basta chamar e solicitar a compra de crédito, nele também pode ser solicitada a regularização das notificações

Ademais

De acordo com o Departamento de Trânsito de Frederico Westphalen, após a licitação municipal de implementação do estacionamento rotativo no município, a empresa vencedora da licitação possui as suas próprias políticas internas e que as vezes podem ser falhas. No entanto, o órgão municipal fiscaliza esse tipo de ocorrência e por vezes averigua esse tipo de situação. 

O Departamento Municipal também ajuda a esclarecer esse tipo de situação. Como mencionado pelo órgão de trânsito, a pessoa que recebe uma multa pode recorrer da infração recebida. Com um prazo para a defesa, o cidadão pode apresentar documentos e entregá-los na prefeitura municipal de Frederico Westphalen para recorrer. 

Osvaldo Dalla Nora vê como positivo o sistema de estacionamento rotativo em FW, no entanto, pede pela seriedade em relação aos envolvidos com o sistema e que tenha mais transparência e esclarecimentos dos valores arrecadados com multa, além da possibilidade de contratar mais cobradores para atuarem nas ruas. 
 

Publicado por

Foto Andre Santos
Andre Santos